sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Semana Farroupilha

        O temário proposto para os Festejos Farroupilhas 2011 foi aprovado pela Comissão Estadual, no mês de dezembro de 2010 e homologado pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho, do MTG, em janeiro de 2011. A proposta é bastante abrangente e tem como objetivo explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sócio-cultural do nosso Estado é tarefa que não se esgotas nesse ano de 2011, mas haverá de nos ajudar a entender um pouco mais a nossa identidade cultural regional. Cada município do Estado ou cada microrregião poderá aprofundar um ou mais tópicos entre os que estão sendo propostos neste temário. Esse aprofundamento se dará em função da característica local, especialmente pela predominância ou influencia maior de uma ou de outra etnia. 
Foto do desfile da Semana Farroupilha 2010 - Porto Alegre
www.semanafarroupilha.com.br

Reportagem do curso de hortaliças

        A Prefeitura Municipal de Chuvisca através do centro de Referência de Assistência Social realizou nos dias 25, 26 e 27 de julho curso de Básico de Produção de Hortaliças  em parceria com o SENAR. O mesmo  contou com a presença de 14 participantes oriundos de Famílias Beneficiárias Do Programa De Transferência Direta De Renda Bolsa Família residentes na Picada Grande e que integram os serviços ofertados por este município.
     Durante o curso contamos com a importante presença do Sr. Paulo Afonso Bolzoni, supervisor do SENAR, parabenizou a iniciativa do poder público municipal, através da Assistência Social em realizar atividades dirigidas para população rural, sendo que esta visa atender a realidade do município.

           As famílias contaram com aulas técnicas teóricas e práticas. Dentre as práticas realizadas esteve a Horta da Escola Municipal Santa Luzia, que foi muito especial para este grupo pois os filhos estudam na mesma.
As crianças também contaram com atendimento especial na brinquedoteca do CRAS.
            O Centro de Referência da Assistência Social visa oportunizar as famílias meios de subsistência conforme o LOAS – LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Nº 8.742, DE 7 DEZEMBRO DE 1993. Dos Projetos de Enfrentamento da Pobreza.

Art.25. Os projetos de enfrentamento a pobreza compreendem a Instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, [...].

        A Equipe do Centro de Referência Espaço Aprender e Viver de Chuvisca agradece ao Prefeito Municipal Nelino Venzke pelo total apoio as atividades desenvolvidas.




A Assistência Social de Chuvisca recebe veículo




A Prefeitura Municipal de Chuvisca na pessoa do Vice Prefeito Ervino Wacholls, realizou entrega oficial do veículo Gol 1.0 ao Departamento da Assistência Social, secretário Nilton Gouvea e a Chefe do Departamento Berenice Lopes, no dia 27 de Junho.
O veiculo foi adquirido através do Recurso do Governo Federal-IGDM, destinado as atividades desenvolvidas para o  PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, com contrapartida da Prefeitura Municipal, em concordância com o Conselho Municipal de Assistência Social, que entenderam a necessidade do mesmo, visto que para a realização das atividades  em benefício das famílias, o veículo era de suma importância.
Destacamos que este veículo veio para contribuir com os trabalhos da Assistência Social e CRAS de Chuvisca, visto que este município tem 96% da população concentrada na área Rural, com isso dificultando o acesso das famílias nas atividades desenvolvidas na área Urbana.  


Clube de Mães de Chuvisca em festa



O clube de Mães Renascer de Chuvisca,  realizou confraternização com todas as participantes na Pizzaria Gaiteiro em Camaquã. O grupo reúne-se mensalmente das dependências do CRAS- Espaço  Aprender e Viver, tendo como Presidente a senhora Sueli Bierhals.

Inauguração da Feira Artesanal Espaço dos Artesãos Chuvisquenses


     

       A Prefeitura Municipal  de Chuvisca, através do Departamento de Assistência Social, no dia 22 de Junho, promoveu  aos artesãos Chuvisquenses, um espaço de exposição para os belíssimos trabalhos que são confeccionados em nosso município.

   O objetivo deste espaço é proporcionar aos artesãos chuvisquenses um lugar  que oportunize a apresentação dos trabalhos  desenvolvidos através das atividades proporcionadas pela Assistência Social, como também os vários cursos desenvolvidos pelo Clube de Mães.
   Inicialmente tivemos a participação dos trabalhos confeccionados pelo Clube de Mães Renascer de Chuvisca, que têm como presidente a Senhora Sueli Bierhals. Contou também com a participação do Artista Plástico Selismar Tavares, que abrilhantou a feira  com seus trabalhos na Arte do desenho.
     O Espaço dos Artesãos Chuvisquenses, oportunizará dias específicos para exposição dos trabalhos do Projeto Mães do Cras e Clube de Mães Renascer.
     Agradecemos ao Prefeito Municipal Nelino Venzke, a primeira dama Alícia Nickel Venzke, ao Secretário de Saúde e Assistência Social Nilton Gouvea, pelo apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Assistência Social. 


VII Conferência Municipal de Assistência Social de Chuvisca

       No dia 04 de agosto de 2011, foi realizada a "VII Conferência Municipal de Assistência Social de Chuvisca", com o tema: "Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores", nas dependência do Centro de Eventos. A conferência contou com a participação do Prefeito Nelino Venzke, que em sua mensagem, salientou a importância de eventos como esse para o desenvolvimento dos municípios e parabenizou à comunidade por sua atitude participativa. Várias autoridades estiveram presentes e a sociedade civil, que teve grande contribuição nas propostas apresentadas. Essas propostas posteriormente serão enviadas à Conferência Estadual e, por conseguinte à Conferência Nacional.
       Como Palestrante deste evento tivemos as Assistentes Sociais Maíra Mendes de Cristal e Fabiana Soares de Chuvisca, apresentando os serviços na área de assistência social, objetivando avaliar e aprimorar ações que estão sendo realizadas, bem como a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, salientando a importância da participação da sociedade nos trabalhos desenvolvidos.
       A Conferência Municipal de Assistência Social é realizada de 2 em 2 anos, e é através desta que a sociedade governamental e civil, tem oportunidade de debater e realizar propostas para o bem comum.


















sexta-feira, 29 de julho de 2011


  O Departamento de Assistência Social de Chuvisca juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizará a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, no dia 04 de Agosto, a partir das 09hs, no Centro de Eventos do Município.
  Este será um espaço para que a população, representada por entidades governamentais e não-governamentais, possa debater e decidir as questões referentes estratégias de para a estruturação da gestão do trabalho do SUAS; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. A realização desta VII Conferência integra a Política de Assistência Social do município, que considera a participação popular condição fundamental para estabelecer as garantias sociais da população.
  Não deixe de defender seus direitos. Está na hora de participar. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reunião com os beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família

Daiane Moraes - recepcionando os Beneficiários do Prograna

Os Beneficiários do Programa lotaram a sala de reuniões

Bianca Abdala Sias - Psicóloga do CRAS

Fabiana da Rosa Soares - Assistente Social

Beneficiários do Programa Bolsa Família e a Equipe do CRAS
     No dia 30 de maio de 2011 aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Bonifácio Pires a reunião com os beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família residentes nas localidades de Costa do Pinheiro e Passo das Almas.
     Na oportunidades foram abordadas questões referentes ao programa e as condicionalides para participação no programa. Neste espaço foram disponibiizados cursos de capacitação que visam a geração de renda para esta população, dentre os cursos oferecidos estão o curso de confecção de Sabão com a reciclagem do óleo de cozinha, curso de Tingimento e pintura em tecido e o curso de Craquelê em vidro.
     O CRAS através de sua equipe agradece a escola Arlindo Bonifácio Pires pela cedência do espaço e pela recepção afetuosa, e em contra partida oferece seus serviços, dentro de suas competências, para auxiliar a escola no trabalho com os alunos e as famílias.

I Fórum de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Coral Municipal

Everton Peter - Regente do Coral Municipal; Eliane Conselheira

Berenice Vieira Soares - Coordenadora do CRAS
Bianca Abdala Sias - Psicóloga do CRAS

Fabiana da Rosa Soares - Assistente Social


Hércio - Conselheiro

Conselho Tutelar; Delegada Vivian; Escrivã
Almoço
     A Prefeitura Municipal de Chuvisca através do CRAS - Espaço Aprender e Viver atingiu seus objetivos no I Fórum de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O CRAS agradece a presença do Prefeito Municipal Sr. Nelino Venske, da Primeira Dama Sra. Alícia Níckiel Venske, dos secretários municipais, Sra. Rose Mére, Sra. Claúdia Poliane Muller, Sr. Nilton Gouvêa, Sr. Cleomir, agradece também a presença do Sr. Diego Muller Presidente da Câmara de Vereadores,  vereadora Sra. Selma Wacholz, Brigada Militar, representantes dos Conselhos Municipais e demais autoridades que se fizeram presente.
     O CRAS - Espaço Aprender e Viver registra neste espaço um agradecimento especial a participação dos professores das redes municipais e estaduais de ensino pela sua presença e participação neste fórum. Através da colaboração da Secretaria municipal de Educação, foi possível contar com a participação dos professores da rede que tornaram viável a execução deste projeto.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

As Diversas Faces da Violência Sexual

Programação


9horas - Abertura

9h50min. - Conto “A Boneca e o Lobo”
Crianças do Asfalto (2007)
Autor: Marcelo Spaldin
Assistente Social: Fabiana da Rosa Soares
Psicóloga: Bianca Abdala Sias

10h25min. - As vivências do Conselho Tutelar ao encontro das denúncias
Conselho Tutelar

11horas - O papel da lei diante da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Vivian Duarte Sander
Delegada da Polícia Civil

13h30min.- Documentário
“O canto de Cicatriz”
Documentário sobre a violência sexual contra meninas.

14horas - Consequências da violência sexual no desenvolvimento das crianças e adolescentes vitimizadas
Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
Psicóloga pela URI-Santo Ângelo
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Mestranda em Psicologia na UFRGS

15horas - Coffee Break

15h30horas - O dever do Estado frente a violência sexual contra Crianças e Adolescentes.
Dr. Hamilton Guilherme Brito de Almeida
Bacharel em Letras.
Dr. em Filologia Romana
Bacharel em Direito
Participou do processo de tramitação do ECA
Assessor Jurídico dos Conselhos Tutelares do RGS

16h45min.- Encerramento

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Curso de Decoupage em Latas



Nos dias 25 e 26 de abril foi ministrado o curso de Decoupage em latas, nas dependências do CRAS. O curso foi direcionado aos beneficiários do programa Bolsa Família residentes na localidade de Rincão do Facão, RS 350 e Boa Vista. Participaram do curso 18 mulheres, maior parte beneficiárias de programas de transferência de renda.
O curso foi dirigido pela  artesã Carmem Vera Corleta, do Empório do Artesão.

Capacitação: O CRAS na Construção da Política de Assistência Social


Nos dias 18 e 19 de abril, a psicóloga do CRAS Bianca Abdala Sias participou do curso de capacitação "O CRAS na Construção da Política de Assistência Social" ministrado na FAMURS pela Sra. Nádia Ferraz – Consultora de Assistência Social da FAMURS.

Conteúdo programática:
1 – DEFINIÇÃO E IMPORTANCIA DO CRAS NO PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
2 – ESTRUTURA E ESPAÇO FÍSICO DO CRAS.
3 – PÚBLICO REFERENCIADO E PÚBLICO PRIORITÁRIO.
4 – FUNÇÕES DO CRAS.
· GESTÃO TERRITORIAL DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
· PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)
· OFERTA DE OUTROS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS.
5 – CARACTERÍSTICAS DO PAIF
SERVIÇOS OFERTADOS NO PAIF
6 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO CRAS
· PLANEJAMENTO
· ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE
· REGISTRO DE INFORMAÇÕES
7 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CRAS
· CENSO ANUAL
· ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DO CRAS
8- EQUIPE DE REFERÊNCIA DO CRAS
· PERFIL E ATRIBUIÇÕES

Reunião com os beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família


No dia 19 de abril foi realizado o segundo encontro com os beneficiários do programa de transferêcia de renda Bolsa Família. Estavam presentes beneficiários das localidades de Rincão do Facão, RS 350 e Boa Vista. O encontro foi marcado por esclarecimentos, aos beneficiários foi reforçada a importância do cumprimento das condicionalidades para evitar transtornos futuros.

Reunião do COEGEMAS


No dia 14 de abril reuniu-se o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, região centro-sul, para tratar assuntos pertinentes a classe. Estavam presentes representantes dos municípios de Cerro Grande, Cristal, Tapes, Guaíba, Camaquã, Arambaré, Sertão Santana.

Curso de Fabricação de Sabonetes


Nos dias 07 e 08 de abril foi realizado nas dependências do CRAS o curso de fabricação de sabonetes. O curso foi ministrado pela professora Carmem Vera Corleta do Empório do Artesão. O grupo de alunas foi formado com as mães beneficiárias do programa Bolsa Família. Nestas duas tarde o grupo aprendeu técnicas, estabeleceu laços afetivos e desenvolveu sua criatividade. Nossa intenção, dentre outras coisas, é que este curso venha a contribuir para o aumento da renda familiar.

Grupo de Convivência da 3ª Idade





O grupo de convivência da 3ª idade reune-se quinzenalmente nas dependências do CRAS. Nestes encontros são realizadas vivências que vizam o bem estar e melhoria da qualidade de vida para os integrantes do grupo. Dentre as atividades realizadas estão a exposição de temas, a realização de atividade física, a confraternização, recordações de momentos especiais, etc.